Fale agora
O PIX criado pelo Banco Central surgiu em novembro de 2020 e se popularizou rapidamente por conta da sua praticidade.
Ele veio para facilitar e agilizar a transferência de dinheiro entre pessoas e empresas, trazendo mais uma opção de pagamento para oferecer aos seus clientes, além de dinheiro em espécie, boleto, cartão de débito ou crédito e transferência.
E mesmo antes do lançamento oficial, o novo meio de pagamento já era considerado uma das maiores inovações do setor bancário das últimas décadas.
A seguir, você vai entender o que é PIX, como ele funciona para empresas, quais as vantagens de adotar esse sistema de pagamentos para o seu negócio e muito mais!
Vamos lá?
1° Capítulo: O que é PIX?
2° Capítulo: Como ele surgiu no mercado?
3° Capítulo: Como o PIX funciona na prática?
4° Capítulo: Como minha empresa pode utiliza-lo?
5° Capítulo: Qual o custo por transação?
6° Capítulo: Quem pode usar o PIX para PJ?
7° Capítulo: Como cadastrar o PIX para empresas?
8° Capítulo: Quais as taxas do PIX empresarial?
9° Capítulo: Taxas cobradas pelos bancos para empresas
10° Capítulo: Bancos que oferecem isenção de taxa para Empresas
11° Capítulo: Vantagens do PIX para empresas
12° Capítulo: Novas modalidades e funcionalidades
13° Capítulo: O PIX vai substituir TED e DOC?
14° Capítulo: Distinções entre os principais meios de pagamentos atuais
15° Capítulo: Conclusão
Batizado com esse nome para lembrar tecnologia, transações e pixels, o PIX é um sistema de pagamento e transferência de dinheiro em tempo real que funciona 24h por dia, 7 dias por semana – incluindo feriados e fins de semana, criado pelo Banco Central, iniciado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020 com início de funcionamento integral em 16 de novembro de 2020.
Visto como uma das grandes inovações da tecnologia financeira, nele o dinheiro transferido cai em apenas 10 segundos na conta do beneficiário. É permitido transferências entre pessoas físicas e jurídicas e para qualquer instituição financeira, considerado uma opção mais rápida e barata para realizar transações bancárias, principalmente quando comparado com as TEDs e DOCs.
O PIX para empresa chegou com a intenção de mudar o modo como as empresas processam e recebem os valores. Com ele é possível fazer o cadastro de até 20 chaves para receber e enviar pagamentos. Ele pode ser usado para pagamento de compras físicas e virtuais, quitação de impostos e transferências para terceiros.
Porém, não pode usar a mesma chave em instituições financeiras diferentes. Ou seja, se a empresa usar como chave principal o seu CNPJ em um determinado banco, não poderá usar essa mesma chave em outra instituição.