WhatsApp: Entenda como ele pode te ajudar no seu processo de cobrança.

WhatsApp: Entenda como ele pode te ajudar no seu processo de cobrança.

Potencializado pela pandemia, o uso de smartphones nunca foi tão necessário quanto hoje em dia, principalmente pelo uso de redes sociais focadas em comunicação, como o próprio WhatsApp.

Segundo o relatório State of Mobile 2021 divulgado pela App Annie, os brasileiros passam em média 4,8 horas diárias em seus smartphones, colocando inclusive o WhatsApp como um dos aplicativos de maior popularidade.

 

Quer entender mais a fundo como esse aplicativo é um grande diferencial na nossa rotina e como você pode utilizá-lo em benefício da sua empresa? Continue a leitura que vamos te explicar!

 

Por que utilizar o WhatsApp no seu processo de cobrança?

 

Não é atoa que o WhatsApp se tornou um dos maiores facilitadores, quando pensamos em comunicação não presencial instantânea. Desde seu lançamento em 2009 sua popularidade cresce cada dia mais, substituindo inclusive o SMS e muitas vezes, as ligações telefônicas.

Justamente por este motivo, muitas empresas têm inserido essa ferramenta em suas estratégias de cobrança, afinal, hoje em dia quem não tem whatsapp?

Caso sua empresa ainda não tenha uma estratégia que utilize essa ferramenta, vamos te mostrar alguns dados que com certeza, vão te incentivar a fazer um planejamento mais completo!

 

Qual é a popularidade do WhatsApp no Brasil?

 

Segundo o levantamento realizado pela Oberlo, o aplicativo WhatsApp já chegou no marco de 120 milhões de usuários no Brasil!

Tenho certeza que você, que está lendo esse texto agora, também faz parte desses 120 milhões de usuários e com certeza, o seu cliente também faz parte desse número. Sendo assim, porque não construir uma comunicação e relacionamento com ele também através dessa ferramenta?

 

Quantas empresas utilizam o WhatsApp Business?

 

Em 2018 o WhatsApp lançou uma versão focada para empresas, o WhatsApp Business, de lá para cá o aplicativo já conta com 5 milhões de contas cadastradas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior utilizador dessa funcionalidade, segundo a Oberlo.

Levando esses dados em consideração, podemos perceber que colocar o WhatsApp como uma rede social focada apenas em entretenimento é não conseguir enxergar o potencial que ela oferece, principalmente quando falamos de planejamentos B2B.

 

Qual é a faixa etária que mais utiliza o WhatsApp?

 

Para desmistificar a ideia de que ficar no celular e utilizar o WhatsApp para se comunicar é coisa de adolescente, segundo a pesquisa da Oberlo, a faixa etária que mais possui contas cadastradas e utiliza ativamente o aplicativo é a dos 45 anos de idade!

Então se o seu processo de cobrança não inclui essa ferramenta pelo motivo acima, saiba que ele não é desculpa!

 

Agora que você já possui dados suficientes para entender que um planejamento de cobrança, para ser bem executado, precisa da inclusão do WhatsApp, vamos te explicar como fazer isso.

 

Como utilizar o WhatsApp como ferramenta de cobrança?

 

Fazer o planejamento estratégico do seu processo de cobrança também é fazer um planejamento sobre como essa comunicação chegará ao seu cliente, certo?

O principal ponto que deve ser analisado é, você gosta de receber diversas comunicações sobre alguma cobrança que está em aberto? 

Provavelmente sua resposta foi não, e nós entendemos isso, pois ninguém gosta de ser cobrado diversas vezes por meios diferentes.

Por isso, quando o WhatsApp é implementado no seu planejamento, ele não deve ser utilizado como um meio ativo de cobrança, e sim, como um suporte para o seu cliente.

 

Quando é válido utilizar o WhatsApp no processo de cobrança?

 

Aqui no Portal de Boletos, essa funcionalidade é considerada como um meio de comunicação passivo, ou seja, deve partir do seu cliente a iniciativa de solicitar o título em aberto pelo WhatsApp, desta forma ele não recebe diversas formas de cobrança, que eventualmente desfortalece o seu relacionamento com seu cliente, e entende que o WhatsApp é um apoio que sua empresa oferece para que ele possa ter mais agilidade na hora de efetuar os pagamentos necessários.

 

Quais são os benefícios de utilizar o WhatsApp no processo de cobrança?

 

O WhatsApp já ocupa a terceira posição de aplicativos mais acessados pelos usuários de smartphones aqui no Brasil, segundo o Portal Tudo Celular.

Sua relevância no dia a dia de todos é indiscutível, por este motivo, a implementação deste meio de comunicação em suas estratégias de cobrança e recebimento é muito benéfica. Pensando nisso, nós aqui do Portal de Boletos desenvolvemos essa funcionalidade para que você tenha ainda mais opções para oferecer aos seus clientes, te ajudando assim a alcançar a meta necessária de pagamentos recebidos e diminuição da sua taxa de inadimplência.

 

Listamos os principais benefícios dessa funcionalidade:

 

  • Maior agilidade para o seu cliente na hora de realizar o pagamento dos títulos em aberto.
  • Nossa funcionalidade permite que o cliente receba através de uma solicitação dele em nosso whatsapp os títulos desejados, diminuindo assim o contato com a sua equipe e consequentemente, diminuindo o trabalho operacional.
  • Liberdade para que o seu cliente faça a extração dos boletos de onde quer que ele esteja.
  • Facilidade para copiar o código de barras ou QR Code Pix e realizar o pagamento através do aplicativo do banco que ele utiliza.
  • Fácil encaminhamento do título solicitado para um contato específico ou para o grupo de trabalho que ele tenha no WhatsApp.
  • Desburocratização em conseguir o título em aberto ou em solicitar a via atualizada.

Esperamos que esse texto seja um incentivador na inclusão do WhatsApp em sua estratégia de cobrança, nossa funcionalidade leva muitos benefícios não só para a sua empresa e o seu fluxo de cobrança como também para o seu cliente, gerando mais facilidade para que ele possa efetuar os pagamentos em aberto. 

 

Se interessou pela nossa funcionalidade? Fale agora mesmo com a nossa equipe!

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