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Sistema de Cobrança: Entenda os benefícios e saiba escolher o melhor para sua empresa!

Ter um sistema de cobrança na sua empresa é o que garantirá que parte dos processos operacionais funcionem de forma automática, através de uma tecnologia que auxiliará uma comunicação assertiva com seus clientes, além de uma organização no seu departamento de contas a receber.

Pois, é através dessa organização que sua empresa conseguirá ter uma visão clara sobre os índices de inadimplência e desta forma, criar um plano de ação direcionado e consistente para buscar resultados melhores.

Se este é o desafio que sua empresa enfrenta, continue a leitura que iremos te auxiliar nisso!

 

O que é um sistema de cobrança?

Um sistema de cobrança é um software que tem como objetivo levar um melhor fluxo de caixa e resultados para sua empresa, através do monitoramento sobre a quitação de cobranças emitidas aos seus clientes pelas vendas realizadas.

Ou seja, é através desse sistema que você tem uma visão geral sobre sua carteira de cobranças.

Um bom software de cobrança apresenta diversas integrações em sistemas que a sua empresa já utiliza para poupar tempo e se tornar um centralizador de dados, o que facilita muito seu processo de gestão financeira.

Por exemplo, a integração direta em seu ERP. Isso se torna importante pois é através dessa integração que o sistema de cobrança terá acesso as vendas realizadas, informando à sua empresa sobre as quitações ou entrada de clientes no seu índice de inadimplência.

Ter todas essas informações integradas e sendo atualizadas automaticamente apresenta um ganho muito grande quando o assunto é expansão do seu negócio. Pois, com esses dados, você é capaz de entender qual é o momento vivido hoje pela sua empresa e um planejamento consistente, seja lá qual for sua decisão.

 

Por que contratar um sistema de cobrança?

Agora que você já sabe o que é um sistema de cobrança, vamos entender qual a usabilidade dele na sua empresa, para assim, entendermos como ele melhora seu dia a dia, fazendo este ser o principal motivo da sua contratação.

 

Régua de cobrança

A Régua de cobrança se torna indispensável quando falamos de automatização de notificações, justamente por ser através dela que seu departamento de contas a receber consegue criar um padrão para o envio das mesmas.

É comprovado que grande parte das empresas acaba entrando para sua carteira de inadimplentes por esquecimento de realizar o pagamento dos boletos em aberto.

Sendo assim, a régua de cobranças faz o trabalho de avisar assim que um boleto é emitido, a data próxima ao vencimento, no dia do vencimento e se quiser, dias após seu vencimento também.

Quem define o espaçamento de tempo entre uma notificação e outra, é o seu departamento de contas a receber.

Caso queira saber mais sobre essa funcionalidade, acesse este conteúdo que explicamos tudo!

Então fica claro que a Régua de Cobrança é uma grande auxiliadora para evitar a inadimplência, além de economizar tempo de serviços operacionais da sua equipe!

 

Notificações personalizadas

A possibilidade de criar uma comunicação direcionada faz com que seu relacionamento com seu cliente seja mais próximo, tendo a possibilidade de criar uma experiência personalizada, de acordo com a necessidade dele.

Utilizar uma ferramenta que possibilita essa personalização, faz toda a diferença no momento de realizar uma cobrança.

Desta forma, você já disponibiliza as informações relevantes para o momento, seja o boleto em anexo, seja alternativas de pagamento, de liquidação da dívida, o que estiver de acordo com a sua estratégia.

Além de economizar o tempo do seu cliente, você evita mais um contato na sua central de atendimento, economizando o tempo e dinheiro da sua empresa!

 

Integração com o ERP da empresa

Todos sabem que o ERP de uma empresa não é apenas um banco de dados, ele é um ponto central sobre a entrada e saída de informações, auxiliando na organização de diversos setores e comunicação dos mesmos.

Desta forma, para um sistema de cobranças eficiente, é necessário que ele possua uma integração direta com seu ERP, para que todas as informações possam ser atualizadas em tempo real, suprindo as necessidades do seu negócio e otimizando processos operacionais.

 

Diferentes meios de pagamento

Quanto mais possibilidades de pagamento você oferecer aos seus clientes, maior a probabilidade de reduzir a inadimplência deles com a sua empresa!

Por isso, um software de cobrança precisa te apoiar tecnologicamente para fazer isso.

Seu sistema de cobrança precisa acompanhar o desenvolvimento dos diferentes meios de pagamento que estão surgindo, como o PIX nos boletos bancários, pagamentos através de cartão de crédito, a possibilidade de parcelamento dos boletos e até mesmo, a cobrança recorrente, se este for seu modelo de negócio.

Não podemos afirmar que um software que apenas faz a emissão de boletos seja de fato algo promissor para sua empresa, pois da mesma forma que você obrigatoriamente fica estagnado a um meio de pagamento, o seu cliente também!

E se ele precisar usar outras formas para quitar suas dívidas, a possibilidade dele trocar de fornecedor é grande! Por este motivo, sua empresa deve acompanhar as novas possibilidades que estão surgindo no mercado.

 

Gostou dos benefícios de ter um sistema de cobrança? Quer entender ainda mais sobre como ele pode auxiliar sua empresa?

 

Entre em contato com nossos especialistas do Portal de Boletos, nosso software de cobranças, e agende uma reunião!