Automação no Contas a Receber

Quais funções podem ser automatizadas no Contas a Receber?

A automação do Contas a Receber é um tema que cada vez mais se mostra relevante no mercado e não é à toa, ela vem revolucionando os processos ou fluxos internos de muitas empresas, auxiliando a capacidade estratégica de equipes e fazendo com que o cliente tenha uma experiência mais rápida, sem erros e principalmente mais autônoma. Por aqui, já falamos bastante sobre o poder da automação de modo geral,  mas hoje vamos afunilar nossa conversa e falar sobre a tão sonhada automação no departamento financeiro.


Separamos as principais atividades no dia a dia do departamento financeiro que podem ser automatizadas e quais os benefícios disso.


  • Automatização de cobrança

A cobrança é uma das principais atividades realizadas no financeiro, é ela quem assegura que o cliente está ciente dos títulos em aberto com a empresa e durante esse contato, já realiza o envio dos títulos. Por se tratar de um volume muito alto, na maioria das vezes, é necessário uma grande equipe para assegurar que todos os clientes sejam informados. Com o processo de automação, o gerenciador digital faz o envio automático desses títulos em aberto, além de ter a facilidade de ter um portal online onde o próprio cliente consegue buscar essas informações, você torna a comunicação com seu cliente muito mais rápida, incentivando-o a buscar essas informações de forma autônoma, falando com a sua equipe apenas (e se for necessário) para assuntos muito específicos.


  • Automação de informações

Por ter uma integração direta com o seu ERP, uma plataforma digital consegue puxar de forma automática os dados do seu cliente, o número da nota fiscal, o valor da mesma e seguir com essas informações para cadastro do título. Evitando duplicidade de processos, erros de cadastro e deixando o fluxo de trabalho muito mais rápido, diminuindo a quantidade de erros.


  • Automação de segunda via

Um dos processos mais realizados no departamento financeiro é a emissão de segunda via com o valor atualizado ao cliente, certo? Esse procedimento é realizado após o cliente entrar em contato e fazer essa solicitação, precisando disponibilizar alguém para realizar esse atendimento e enviar o documento. Com a automação do Contas a Receber esse fluxo se torna extremamente mais rápido, o cliente pode solicitar a segunda via por meios digitais, a própria plataforma faz o cálculo e já manda para seu cliente com o valor e data atualizadas.


Ficou interessado em implantar todas essas automações no seu departamento? Através do Portal de Boletos é possível! Entre em contato conosco e vamos conversar.

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