Fale agora

pix cobrança_luna

Pix Cobrança: Entenda como funciona!

O Pix Cobrança chegou! Está preparado para essa novidade?

 

Não é de hoje que vemos o PIX revolucionar nossa forma de realizar pagamentos instantâneos, apenas nos primeiros 6 meses de utilização ele já trafegou mais de 43 trilhões de reais! Então aproveitando a alta da funcionalidade, o BC liberou nesta sexta (14) o PIX Cobrança, que também tem tudo para se tornar uma nova facilidade extremamente utilizada.

O PIX Cobrança chega para complementar o mercado e se inserir como mais um meio de pagamento disponível para empresas B2C e B2B. Quer entender como ele funciona? Separamos alguns tópicos para te explicar!

 

  • Data de vencimento

Diferente do PIX convencional e já utilizado, o PIX Cobrança contará com uma data de pagamento específica, similar a modalidade de pagamento por boleto. Desta forma, o consumidor final, poderá escolher se prefere realizar o pagamento instantaneamente ou então, na data de vencimento desta cobrança.

 

  • Mais informações

Essa nova modalidade do PIX também contará com mais informações além do valor, podendo ser juros, multa ou descontos, dependendo do que foi acordado previamente entre empresa e consumidor ou empresa e fornecedor.

 

  • Utilização

O PIX Cobrança já pode ser utilizado pelas empresas, tanto para cobranças realizadas pela internet quanto cobranças realizadas presencialmente, sendo possível utilizá-lo horizontalmente ou verticalmente.

 

Mas com a chegada do PIX Cobrança, os boletos ainda serão utilizados?

 

O boleto é uma das formas mais tradicionais de cobrança no Brasil, por esse motivo é pouco provável que a modalidade seja extinguida do mercado. A principal evolução que podemos ver é o surgimento do Boleto Híbrido, levando o código de barras e o QR Code do PIX para pagamento, dando a possibilidade do cliente escolher a melhor forma de realizar o pagamento do valor em aberto.

 

Se você também quiser adotar o Boleto Híbrido como um meio de pagamento disponível na sua empresa, o Portal de Boletos é a solução ideal para sua empresa. Entre em contato conosco e vamos conversar! 

 

 

Separamos as principais atividades no dia a dia do departamento financeiro que podem ser automatizadas e quais os benefícios disso.

 

  • Automatização de cobrança

A cobrança é uma das principais atividades realizadas no financeiro, é ela quem assegura que o cliente está ciente dos títulos em aberto com a empresa e durante esse contato, já realiza o envio dos títulos. Por se tratar de um volume muito alto, na maioria das vezes, é necessário uma grande equipe para assegurar que todos os clientes sejam informados. Com o processo de automação, o gerenciador digital faz o envio automático desses títulos em aberto, além de ter a facilidade de ter um portal online onde o próprio cliente consegue buscar essas informações, você torna a comunicação com seu cliente muito mais rápida, incentivando-o a buscar essas informações de forma autônoma, falando com a sua equipe apenas (e se for necessário) para assuntos muito específicos.

 

  • Automação de informações

Por ter uma integração direta com o seu ERP, uma plataforma digital consegue puxar de forma automática os dados do seu cliente, o número da nota fiscal, o valor da mesma e seguir com essas informações para cadastro do título. Evitando duplicidade de processos, erros de cadastro e deixando o fluxo de trabalho muito mais rápido, diminuindo a quantidade de erros.

 

  • Automação de segunda via

Um dos processos mais realizados no departamento financeiro é a emissão de segunda via com o valor atualizado ao cliente, certo? Esse procedimento é realizado após o cliente entrar em contato e fazer essa solicitação, precisando disponibilizar alguém para realizar esse atendimento e enviar o documento. Com a automação do Contas a Receber esse fluxo se torna extremamente mais rápido, o cliente pode solicitar a segunda via por meios digitais, a própria plataforma faz o cálculo e já manda para seu cliente com o valor e data atualizadas.

 

Ficou interessado em implantar todas essas automações no seu departamento? Através do Portal de Boletos é possível! Entre em contato conosco e vamos conversar.