Fale agora
O Pix Cobrança chegou! Está preparado para essa novidade?
Não é de hoje que vemos o PIX revolucionar nossa forma de realizar pagamentos instantâneos, apenas nos primeiros 6 meses de utilização ele já trafegou mais de 43 trilhões de reais! Então aproveitando a alta da funcionalidade, o BC liberou nesta sexta (14) o PIX Cobrança, que também tem tudo para se tornar uma nova facilidade extremamente utilizada.
O PIX Cobrança chega para complementar o mercado e se inserir como mais um meio de pagamento disponível para empresas B2C e B2B. Quer entender como ele funciona? Separamos alguns tópicos para te explicar!
Diferente do PIX convencional e já utilizado, o PIX Cobrança contará com uma data de pagamento específica, similar a modalidade de pagamento por boleto. Desta forma, o consumidor final, poderá escolher se prefere realizar o pagamento instantaneamente ou então, na data de vencimento desta cobrança.
Essa nova modalidade do PIX também contará com mais informações além do valor, podendo ser juros, multa ou descontos, dependendo do que foi acordado previamente entre empresa e consumidor ou empresa e fornecedor.
O PIX Cobrança já pode ser utilizado pelas empresas, tanto para cobranças realizadas pela internet quanto cobranças realizadas presencialmente, sendo possível utilizá-lo horizontalmente ou verticalmente.
Mas com a chegada do PIX Cobrança, os boletos ainda serão utilizados?
O boleto é uma das formas mais tradicionais de cobrança no Brasil, por esse motivo é pouco provável que a modalidade seja extinguida do mercado. A principal evolução que podemos ver é o surgimento do Boleto Híbrido, levando o código de barras e o QR Code do PIX para pagamento, dando a possibilidade do cliente escolher a melhor forma de realizar o pagamento do valor em aberto.
Se você também quiser adotar o Boleto Híbrido como um meio de pagamento disponível na sua empresa, o Portal de Boletos é a solução ideal para sua empresa. Entre em contato conosco e vamos conversar!
Separamos as principais atividades no dia a dia do departamento financeiro que podem ser automatizadas e quais os benefícios disso.
A cobrança é uma das principais atividades realizadas no financeiro, é ela quem assegura que o cliente está ciente dos títulos em aberto com a empresa e durante esse contato, já realiza o envio dos títulos. Por se tratar de um volume muito alto, na maioria das vezes, é necessário uma grande equipe para assegurar que todos os clientes sejam informados. Com o processo de automação, o gerenciador digital faz o envio automático desses títulos em aberto, além de ter a facilidade de ter um portal online onde o próprio cliente consegue buscar essas informações, você torna a comunicação com seu cliente muito mais rápida, incentivando-o a buscar essas informações de forma autônoma, falando com a sua equipe apenas (e se for necessário) para assuntos muito específicos.
Por ter uma integração direta com o seu ERP, uma plataforma digital consegue puxar de forma automática os dados do seu cliente, o número da nota fiscal, o valor da mesma e seguir com essas informações para cadastro do título. Evitando duplicidade de processos, erros de cadastro e deixando o fluxo de trabalho muito mais rápido, diminuindo a quantidade de erros.
Um dos processos mais realizados no departamento financeiro é a emissão de segunda via com o valor atualizado ao cliente, certo? Esse procedimento é realizado após o cliente entrar em contato e fazer essa solicitação, precisando disponibilizar alguém para realizar esse atendimento e enviar o documento. Com a automação do Contas a Receber esse fluxo se torna extremamente mais rápido, o cliente pode solicitar a segunda via por meios digitais, a própria plataforma faz o cálculo e já manda para seu cliente com o valor e data atualizadas.
Ficou interessado em implantar todas essas automações no seu departamento? Através do Portal de Boletos é possível! Entre em contato conosco e vamos conversar.