Fale agora

Pagamento online_luna

Pagamento Online: Conheça os meios de pagamento digitais!

Com o aumento das tecnologias financeiras voltadas a meios de pagamento, impulsionadas pelo Covid-19, as diferentes formas de pagamento online nunca estiveram tão evidentes quanto agora.

 

Estar atento a este cenário e dispostos a modernizar os meios de recebimento da sua empresa nunca se mostrou tão importante para o consumidor quanto agora.

 

Se a sua empresa busca novas formas de se relacionar com o cliente e motivar a compra dos produtos ou serviços da sua empresa, esse texto vai te ajudar a entender quais são as novas formas digitais de pagamento, quais as vantagens que cada uma oferece e como implementá-las em sua empresa!

 

O que é meio de pagamento digital?

 

Os meios de pagamento digitais – ou online – são evoluções tecnológicas que possibilitam transações financeiras entre comprador e vendedor através da internet.

 

Para que elas aconteçam de maneira segura tanto para o cliente quanto para a empresa vendedora,  elas precisam acontecer através de ferramentas homologadas com os bancos e adquirentes, além de uma série de protocolos que certificam aquela operação.

 

Essas ferramentas são chamadas de intermediadores, pois realizam esse processo de intermediação entre consumidor, vendedor, bancos e/ou adquirentes.

 

Além disso, devemos pontuar que é através dos diferentes serviços de pagamentos que conseguimos diminuir o tempo de comprovação de pagamento e aumentar a velocidade produtiva de produtos que chegam ao consumidor final.

 

Para ilustrarmos isso, imagine o seguinte cenário:

 

 

Imagine que uma indústria compre sua matéria prima e realize o pagamento sobre essa mercadoria através de um boleto bancário impresso, juntamente com a nota fiscal.

 

Como a indústria precisa realizar o pagamento pelo boleto, esse pagamento demora 5 dias para constar na conta da empresa que fornece a matéria prima.

 

Após isso, a indústria também faz a revenda por boleto, também impresso, que será compensado na conta da indústria em mais 5 dias.

 

Após isso, o comprador final também só tem a opção de realizar a compra por boleto, levando outros 5 dias para completar a movimentação financeira.

 

Isso sem falar sobre o tempo de entrega dos boletos impressos e notas fiscais.

 

É justamente para que o mercado como um todo não tenha esse longo tempo de espera entre a venda e a compra de mercadorias que os meios de pagamento digitais são tão eficientes!

 

Quais são as formas de pagamento digital que existem?

 

Vamos entender quais são os atuais meios de pagamento digitais que existem hoje e suas principais vantagens!

 

Cartões de Crédito

 

Não é de hoje que o cartão de crédito é uma das formas mais utilizadas ao redor do mundo para a realização de pagamentos, sua abrangência é tanta que existem cartões para pessoas físicas e jurídicas, facilitando sua utilização.

 

Com o avanço das tecnologias financeiras e da digitalização do mundo, hoje o cartão de crédito pode ser utilizado em vendas presenciais através de lojas físicas ou vendas online através de e-commerce, utilizando gateways de pagamento.

 

Essa tecnologia também possibilita a venda por cartão de crédito ou débito, para que todos os consumidores tenham acesso às compras.

 

PIX

 

O PIX foi um dos grandes agentes de mudança nos hábitos dos consumidores brasileiros, impulsionado pelas restrições causadas pelo Covid-19, ele se popularizou não apenas nas transferências entre pessoas físicas, mas como uma relevante forma de pagamento para as empresas.

 

Através dele o pagamento é realizado de forma instantânea na conta bancária da empresa, agilizando processos logísticos e financeiros, sendo que é realizado um diferente QR Code para cada operação.

 

Carteira Digital

 

As carteiras digitais ainda estão em crescimento no Brasil, mas tudo indica que também será uma possibilidade na quitação de valores que terá uma grande abertura no mercado.

 

Através dessas carteiras digitais, o cliente final tem diferentes possibilidades em sua conta, que os bancos mais tradicionais não oferecem.

 

Boleto bancário

 

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o boleto é uma forma ultrapassada de receber pagamentos, ele ainda é a forma mais utilizada no Brasil, tendo a preferência de milhões de brasileiros.

 

Apesar dele apresentar um tempo maior para o recebimento do valor, ele é o mais inclusivo, já que atende a grande parte das pessoas que não possuem contas em instituições financeiras.

 

Quando encaminhado de forma online para os clientes, ele pode sim ser considerado um meio de pagamento digital.

 

Como implementar meios de pagamento digital na minha empresa?

 

Para que a sua empresa esteja capacitada para realizar vendas online, é necessário que ela possua um gateway de pagamentos.

 

Através dele sua empresa pode realizar vendas no e-commerce através de um check-out transparente ou mandar links de pagamento para o seu cliente, seja pelo WhatsApp ou redes sociais!

 

Além disso, é fundamental analisar quantas formas de pagamento cada gateway possui, suas integrações com seu sistema ERP e com as bandeiras de cartão, além das taxas aplicadas.

 

Desta forma, sua empresa consegue escolher a melhor plataforma de pagamentos que se encaixe no momento vivido pela organização.

 

Caso sua empresa esteja em busca do melhor gateway de pagamentos para modernizar suas formas de recebimento e fidelizar ainda mais o seu cliente, entre em contato com nossos consultores!

 

Além de oferecermos todo o suporte técnico e tecnológico para que isso aconteça, nosso sistema também te ajuda a fazer toda a gestão do contas a receber da empresa, incluindo funcionalidades específicas para a cobrança.

 

Acesse agora nossa página de contato e fale com nossos especialistas!