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Meios de pagamento para o varejo de materiais de construção.

Apenas no último ano, o varejo e os fabricantes de materiais de construção viram seu crescimento acelerado. Vindos pela procura ou pelo aumento dos valores, este mercado está aquecido e apenas em 2021 já teve um aumento de 28% nos lucros.

 

Com a expansão dos negócios, maior se torna os recebimentos nas empresas, e quanto mais clientes e mais recebimentos, os modelos de meios de pagamento devem também ser aumentados.

 

Com isso, é essencial que as empresas tenham organização no seu processo de cobrança para que esse aumento expressivo não se torne um aumento de inadimplência.

 

Por este motivo, conheça mais sobre a importância de uma gestão unificada e controlada do contas a receber e dicas para prevenir ou diminuir a inadimplência do setor de materiais de construção.

 

Por que utilizar um sistema unificado de meios de pagamento no setor de materiais de construção?

 

Com uma alta demanda de compras, o processo de conciliação dos valores no setor financeiro, especificamente o setor de contas a receber, se torna mais difícil e manual, dando uma grande margem para erros operacionais nessas análises.

 

Principalmente quando as empresas possuem mais de uma forma de pagamento. O que não é errado, hoje cada vez mais os consumidores, físicos e jurídicos, procuram empresas que possam oferecer diferentes meios de pagamento, para que consigam utilizar aquele que faz mais sentido no momento da compra.

 

A questão é que conseguir gerenciar o pagamento através de boleto bancário, cartão de crédito ou débito, pix e outros, se torna um grande empecilho no dia a dia do setor.

 

Por isso, o ideal é que as empresas que procuram um crescimento saudável e uma boa organização, utilizem um sistema de pagamentos unificado, onde todos os valores estejam alocados em um único lugar.

 

Desta forma, informações não serão esquecidas ou perdidas, você respalda sua empresa de cobranças indevidas e consegue, antecipadamente, criar estratégias contra a inadimplência.

 

Para empresas do setor de materiais de construção, um outro ponto importante é a venda de mercadorias para construtoras.

 

Empresas que atuam neste cenário, muitas vezes, fazem diversas vendas durante o mês para a mesma empresa. Pensando neste cenário, o Portal de Boletos by Luna tem a funcionalidade certa para também organizar essas cobranças, o módulo fatura!

 

Unifique a cobrança das faturas emitidas para uma única empresa com o módulo fatura!

 

O módulo fatura foi pensado estrategicamente para empresas que realizam diversas vendas ao longo do mês para a mesma empresa compradora.

 

A cada venda realizada, sua empresa precisa emitir uma nota fiscal e consequentemente, um novo boleto para o pagamento.

 

E a cada novo boleto gerado, você realiza o pagamento sobre este boleto para a sua instituição financeira ou bancária.

 

Para que a sua empresa consiga diminuir os gastos com essa taxa sobre o registro de todos os boletos, o módulo fatura se torna um método de pagamento muito mais econômico e prático, tanto para você quanto para o seu cliente.

 

Através dele, o seu cliente pode escolher quais notas fiscais ele quer fazer o agrupamento do valor, com a emissão de um único boleto, desta forma, você paga apenas pelo registro de único documento e o seu cliente ganha mais agilidade e facilidade para te pagar!

 

Veja no exemplo a seguir:

 

Cobrança Inteligente: Como evitar e diminuir a inadimplência?

 

Agora que você já conhece as melhores estratégias para automatizar o recebimento das suas cobranças, vamos falar sobre a inadimplência no setor de materiais de construção!

 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, em fevereiro de 2022 tínhamos um total de 6 milhões de empresas endividadas.

 

Mesmo com o aquecimento do mercado, é importante ter ciência que parte desses novos clientes podem entrar na sua carteira de inadimplência.

 

Por este motivo, é fundamental pensar antecipadamente nas melhores estratégias para evitar o crescimento dessa carteira ou as melhores práticas para transformar um cliente devedor em um pagador novamente.

 

Régua de cobrança:

 

Com a personalização da régua de cobrança, você cria lembretes automáticos com o espaço de tempo entre as notificações que você acha interessante, evitando que o seu cliente esqueça de fazer o pagamento das faturas em aberto e automatizando todo o processo do envio das notificações de cobrança.

 

Seja por e-mail, SMS ou pelo WhatsApp, seu cliente recebe a notificação para liquidação do valor.

 

Portal exclusivo para acesso:

 

Com um portal do cliente exclusivo, seu comprador tem mais autonomia para verificar o que já foi pago ou está pendente, além de conseguir se organizar melhor em relação aos seus pagamentos.

 

Desta forma, sua empresa também ganha com a diminuição de ligações e contato com a sua equipe e consequentemente, a diminuição do trabalho operacional.

 

Diferentes meios de pagamento:

 

Quanto mais meios de pagamento sua empresa oferece, maior a probabilidade do pagamento ser realizado.

 

Isso porque o cliente entende que pode escolher a forma que faz mais sentido para ele, podendo fazer o pagamento à vista ou parcelando o valor.

 

Essa também é uma estratégia importante para quando o cliente já está inadimplente, ao invés de tentar negociar o valor, o que não é benéfico para a sua empresa, uma outra sugestão é mudar a forma de pagamento original para uma que ele consiga cumprir com o acordado.

 

Ficou interessado em levar uma plataforma unificada de meios de pagamento com a cobrança inteligente? Fale agora com nossos especialistas e agende uma reunião!