Gestão de Boletos: Saiba como realizar em sua empresa!

Gestão de Boletos: Saiba como realizar em sua empresa!

Não podemos dizer que a gestão de boletos bancários seja algo rápido e fácil de se fazer, principalmente em empresas que oferecem esta modalidade de pagamento como carro chefe no momento de fecharem um negócio.

Segundo a FEBRABAN mais de 4 milhões de boletos são emitidos anualmente no Brasil, levando esse dado em consideração, grande parte das empresas precisam obrigatoriamente ter uma organização dessas cobranças!

 

Por que sua empresa precisa fazer a gestão dos boletos bancários?

Ter uma visão clara e realista de valores a receber é primordial para entender qual é o momento que a sua empresa está vivendo!

Se vocês estão conseguindo atingir metas de faturamento, lucros, ou então em um caso não tão bom, saber quanto vocês ainda precisam vender e conseguir analisar futuros problemas e furos financeiros.

A organização e análise desses dados é fundamental para orquestrar o time de contas a pagar, o time comercial e conseguir fazer uma gestão financeira 360.

 

Como fazer a gestão de boletos bancários na sua empresa?

Confira algumas dicas do que você precisa para realizar uma gestão eficaz!

 

1° Quantos boletos sua empresa já emitiu?

Para que você consiga fazer um acompanhamento de perto sobre o quanto sua empresa tem a receber, o departamento financeiro precisa saber quantos boletos em aberto existem. Assim, você consegue acompanhar a vida útil desse boleto e principalmente, falar com seu cliente e lembrá-lo de realizar esse pagamento.

O acompanhamento contínuo desse processo fará com que seu departamento tenha dados extremamente importantes, como a média de boletos emitidos por mês. Com essa informação em mãos, vocês também poderão negociar com as instituições bancárias taxas menores sobre o registro desses boletos.

 

2° Faça o controle de vencimento desses boletos

Não existe gestão de boletos sem um gerenciamento sobre as respectivas datas de vencimento!

Saber quais são as datas inseridas em cada boleto que é emitido te proporciona um acompanhamento de quando o dinheiro sobre as vendas entra no caixa da sua empresa, isso faz com que você consiga lembrar o seu cliente de realizar os pagamentos combinados e principalmente se precaver sobre a inadimplência.

Além disso, os vencimentos dos boletos ditam quando esse dinheiro estará disponível para que a sua empresa também possa realizar os pagamentos que ela precisa, como fornecedores, colaboradores e outros.

 

3° Previna-se sobre a inadimplência!

Da mesma forma que o departamento de contas a receber é responsável pela emissão de boletos, ele também é responsável pelo processo de cobrança, já que uma das suas principais funções é garantir o recebimento sobre uma venda ou serviço prestado.

E a cobrança por sua vez é primordial para que a empresa não tenha uma taxa muito elevada de inadimplência, já que grande parte dos clientes acaba não pagando o boleto por esquecimento e não por uma má conduta ou problemas financeiros.

Então a melhor solução é conseguir ter uma comunicação direta com seus clientes, para garantir o pagamento das cobranças enviadas.

 

4° Conte com auxílio tecnológico

Quanto mais boletos sua empresa emite, mais difícil se torna ter uma organização e centralização das informações, por isso não espere seu setor de contas a receber virar um caos para começar a colocar essas ações em prática!

Com softwares de gestão de cobrança e emissão de títulos você consegue centralizar todas as informações necessárias e principalmente, automatizar processos! 

Prezar pelo bom funcionamento do seu departamento e pela organização é fundamental para garantir um trabalho de qualidade que espelhará no bom funcionamento da empresa como um todo.

 

Quais são as vantagens de fazer a gestão de boletos bancários?

 

  • Diminuição de erros

Com um acompanhamento próximo, você faz uma gestão muito mais eficiente e com uma redução significativa de erros operacionais e humanos. Além disso, é capaz de perceber mais oportunidades de melhorias do que em um processo onde não há organização.

 

  • Organização

Com todas as informações necessárias para que seu processo no contas a receber funcione de forma eficiente, você otimiza esses processos e o tempo útil de trabalho da sua equipe.

 

  • Dados

Dados é o material mais rico e importante que você pode extrair da sua equipe e departamento, é através dele que vocês conseguirão montar relatórios e estipular qual é ou quais são os tipos de perfis de clientes que sua empresa possui, desta forma, sua empresa tem a chance de se posicionar estrategicamente para atender demandas e se preparar para eventuais negociações que surgirão.

 

Você sabia que com o Portal de Boletos é possível fazer a gestão de boletos bancários? Com todo o processo de cobrança automatizado e a centralização de suas informações, sua gestão e o funcionamento do departamento de Contas a Receber fica muito mais fácil! 

 

Entre em contato conosco e conheça o Portal de Boletos!

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar