Formas de pagamento na Black Friday, como escolher as melhores?

Formas de pagamento na Black Friday, como escolher as melhores?

Você sabe qual é a importância das formas de pagamento que ficarão disponíveis durante a Black Friday de 2021? 

Entenda a relevância de cada uma e como elas influenciam no momento de compra e diminuição da taxa de abandono de carrinho!

Você sabia que aceitar diferentes formas de pagamento na sua loja online é um dos principais pontos que diminuem a taxa de abandono de carrinho? 

Segundo a Rock Content, especialistas em marketing digital, possuir um site que aceite diferentes formas de pagamento é um grande ponto positivo para a diminuição da taxa de desistência de compra pelos clientes!

Por isso, aproveitar este insight junto com uma das épocas de maior movimento nas lojas online é a junção perfeita para aproveitar a oportunidade de aumentar suas vendas e conquistar novos clientes. 

 

Quais são as melhores formas de pagamento para a Black Friday?

Para entendermos as melhores formas de pagamento, precisamos analisar o comportamento do consumidor nos últimos anos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo portal Méliuz, 60,9% dos entrevistados afirmaram que já realizaram uma compra na Black Friday do ano passado e 71,2% afirmaram que irão realizar uma nova compra neste ano.

Cerca de 67% dos consumidores do ano passado informaram que a compra aconteceu através do cartão de crédito, mas agora em 2021 precisamos levar em consideração um ponto muito importante: a popularização do PIX.

Vamos entender mais detalhadamente os dados e benefícios de cada modalidade de pagamento. Segundo a pesquisa, estes serão os meios utilizados:

  • Cartão de crédito – 27,3%
  • PIX – 11,5%
  • Boleto – 10,4%
  • Cartão de débito – 9,2%
  • Ainda não decidiram – 12,5%
 

Cartão de crédito na Black Friday

Como podemos ver na pesquisa, o cartão de crédito ainda possui a preferência nacional no momento de fechar um pedido.

Este fato ocorre pela possibilidade de parcelamento da compra, então se sua loja tem produtos onde o ticket médio é de um valor mais alto, isso é um grande diferencial e incentivador para o cliente.

Mesmo que sua loja não siga por esta linha, ou seja, o ticket médio não seja tão alto, ele também se torna uma vantagem competitiva para que o usuário inclua mais produtos no carrinho, fazendo com que aquela única venda, gere mais produtos comprados.

 

PIX na Black Friday

O PIX já está presente e se tornando cada dia mais, a forma favorita dos brasileiros em realizar compras e fazer transferências bancárias.

Para termos uma noção da adesão do mesmo, em novembro de 2020, foram criadas 92.262.657 chaves, já no mês de outubro de 2021 foram criadas 348.096.007 chaves, dados que o Banco Central compartilhou em seu site.

Outro ponto importante para destacarmos, desde o seu lançamento, o PIX já movimentou mais de R$300 bilhões! Ou seja, é impossível negar a revolução do PIX nos meios de pagamento.

Mas, como seu lançamento foi apenas em novembro do ano passado, não podemos dizer que sua participação na Black Friday 2020 tenha sido significativa, o que nos deixa com grandes expectativas para este ano!

 

Boleto Bancário na Black Friday

O Boleto bancário durante muito tempo foi um dos principais meios de pagamento encontrado nas lojas online, isso porque no Brasil, ele se popularizou há muito tempo e ganhou a confiança dos consumidores.

Apesar de ser muito utilizado, o boleto não é a melhor opção para os lojistas na Black Friday.

Como sua data de vencimento pode ser de alguns dias para frente sobre a data de finalização da compra, o cliente final pode desistir de fazer esse pagamento, fazendo com que o estoque que estava reservado à ele, não seja vendido e criando um prejuízo a empresa que poderia ter utilizado esse estoque em outra venda.

Então, como as marcas podem escolher as melhores formas de pagamento de uma maneira que beneficie o cliente e a empresa?

 

Como beneficiar minha empresa na Black Friday?

Como já vimos, não adianta a empresa oferecer poucas formas de pagamento ao cliente, ou oferecer apenas as formas de pagamento que beneficiam a empresa, mas também não tem como a empresa oferecer formas de pagamento que de alguma forma, a prejudiquem.

Portanto, no momento de planejar as vendas da Black Friday, a empresa precisa buscar um equilíbrio entre o que é melhor para ela e o que agradará seu consumidor final.

Segundo a pesquisa realizada pelo portal Méliuz, os consumidores estão tendenciosos a usar o cartão de crédito, débito e o PIX para finalização de suas compras, que também são as formas de pagamento mais vantajosas para as empresas.

Esses três meios de pagamento apresentam diversas vantagens para a empresa:

 

PIX

  • Pagamento instantâneo
  • Mais de 40% da população utiliza em compras online
  • Pagamento na conta da empresa em minutos
  • Facilidade na conciliação bancária
  • Sem prejuízo de estoque reservado e não convertido em venda
  • Tarifas menores que outras formas de pagamento
 

Cartão de crédito e débito

  • Meio de pagamento mais utilizado em compras online
  • Retorno sobre finalização da venda pela operadora de forma rápida
  • Sem prejuízo de estoque reservado e não convertido em venda
  • Possibilidade do parcelamento para o cliente e incentivo de compra no check-out
  • Segurança para a empresa sobre inadimplência.
 

Para garantir a funcionalidade de todas essas formas de pagamento, o ideal é a sua empresa ter um parceiro tecnológico que seja capaz de ser um intermediador de pagamentos.

Sua principal função será realizar a conexão de todas as pontas do ecossistema para que essa venda ocorra de uma maneira eficiente, com a sua empresa, o cliente final e a adquirente ou instituição financeira envolvida.

Para isso, nossa solução de multimeios de pagamento pode te auxiliar!

 

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