Fale agora

Conheça os meios de pagamento para mensalidade escolar!

Sua Instituição de ensino já utiliza todos os sistemas de cobrança disponíveis no mercado?

 

O setor educacional em 2021 teve um crescimento muito promissor, principalmente quando comparado a outros setores do mercado que não tiveram um retorno tão favorável sobre a pandemia.

 

Levando isso em consideração, é de extrema importância que o mercado se atualize quanto a novas tecnologias e serviços oferecidos.

 

Segundo uma pesquisa divulgada pela Exame, 80% dos consumidores alegam que formas de pagamento “engessadas” desmotivam o momento de fechar negócio com as empresas.

 

Para que a sua escola não fique para trás e consiga aproveitar o aquecimento do mercado, conheça as principais formas de pagamento disponíveis hoje e como implementá-las em sua Instituição de Ensino!

 

Quais são os principais meios de pagamento oferecidos em escolas?

 

Boleto Bancário

 

O Boleto bancário permanece sendo a opção mais utilizada pelos brasileiros em geral, após muitos anos no mercado, ele representa confiabilidade para os pagadores e segurança para quem fornece um produto ou serviço.

 

Mas, o boleto cada vez mais será ultrapassado por novas modalidades de pagamento que a tecnologia vem possibilitando ao mercado.

 

Ele ainda é uma ótima opção, mas é importante mostrar ao seu consumidor que sua empresa está se adequando a novas tecnologias e que possibilita o pagamento também em outras formas, principalmente aquelas que possibilitam os pagamentos online.

 

Apesar do boleto ainda estar inserido no dia a dia do brasileiro, ele fornece uma grande chance para a inadimplência, já que o pagamento não é instantâneo, facilitando a chance do cliente mudar de ideia, dar preferência para realizar o pagamento de uma outra conta ou até mesmo, esquecer do boleto e não realizar o pagamento para sua escola.

 

Entretanto, não deixe de utilizá-lo como uma possibilidade de pagamento ao seu cliente, para que a sua empresa não sofra as consequências do esquecimento pelos pagadores, o ideal é utilizar um software de cobrança que automatize o envio de notificações e ofereça um espaço do cliente exclusivo para os seus clientes conseguirem puxar de forma autônoma todas as cobranças direcionadas à ele, como o Portal de Boletos by Luna oferece. Saiba mais clicando aqui.

 

Cheque

 

O cheque teve seu ápice de utilização na década de 90, onde era muito comum seu uso e a associação do mesmo a uma instituição bancária.

 

Mas, o cheque possui diversas desvantagens, a organização dos mesmos é muito difícil, o tempo de espera para a compensação dele também é bem longo, sem contar o risco da falta de compensação do valor pela falta de valores em conta da pessoa que passou o cheque.

 

A partir dos anos 2000 o cheque realmente caiu em desuso, principalmente pela chegada dos cartões e o começo da transformação digital nos meios de pagamento e modelos de negócio.

 

Cartão de crédito ou débito

 

A utilização de cartões também permanece sendo a modalidade de pagamento mais usada pelos brasileiros, ela possibilita o pagamento de forma rápida e segura, tanto para o pagador quanto para a empresa que está recebendo o valor.

 

Os cartões de crédito também são grandes facilitadores na hora de realizar a compra do produto ou serviço, já que disponibilizam ao pagador a possibilidade de parcelamento do valor.

 

Apesar de toda a evolução dos meios de pagamento, com a chegada do PIX ou carteira digital, o pagamento por cartão permanece sendo uma tendência que não deve ser excluída, principalmente por ele ser uma estratégia muito válida contra a inadimplência.

 

Quais são os novos meios de pagamento que as escolas podem oferecer?

 

PIX

 

O Pix chegou há pouco tempo mas já revolucionou a forma como a transferência bancária de valores funciona!

 

Desde o início da sua utilização, o Pix tem movimentado uma média de R$550 bilhões por mês. Isso mostra sua potência e força, o quanto os brasileiros se adequaram a esta modalidade de pagamento instantâneo e ela é essencial para uma oferta completa de meios de pagamento.

 

Além disso, a praticidade da conciliação bancária com o recebimento por Pix é um diferencial muito interessante. Com a utilização do bolepix, uma solução do Portal de Boletos by Luna, seu cliente tem a possibilidade de realizar o pagamento da cobrança pelo código de barras inserido no boleto, ou pelo QR Code específico daquela cobrança.

 

Desta forma, seu cliente tem a segurança que o boleto passa, e você a velocidade na compensação do valor que o Pix proporciona.

 

Outro ponto muito vantajoso são as taxas cobradas neste modelo de transação, que tendem a ser muito menores do que em outros modelos.

 

Recorrência

 

Para modelos de negócio que possuem algum tipo de mensalidade, ou de pagamento que se repete em algum espaçamento de tempo determinado, o modelo de recorrência é ótimo!

 

Hoje podemos encontrar grandes players de mercado que já se adequaram a isso, como a Netflix, o Spotify e assim por diante.

 

Para instituições de ensino o modelo de recorrência também é excelente, já que mensalmente é cobrado o valor sobre o serviço prestado.

 

E diferente do parcelamento, onde o valor total ocupa o saldo da fatura disponível do cliente no primeiro mês do parcelamento, a recorrência só captura o valor da parcela mensal (ou semanal, quinzenal e etc) determinada.

 

Pois, diferente que a compra parcelada, o valor da recorrência só é cobrado quando há a utilização do produto ou serviço, por este motivo, não existe um valor a ser parcelado, e sim, um produto ou serviço a ser utilizado e após isso, a cobrança do valor é realizada.

 

O grande diferencial da recorrência é que ela possui muitos benefícios para sua empresa, como: a queda da taxa de clientes inadimplentes, a automatização do processo de captura do valor, a melhora no relacionamento com o cliente entre tantos outros.

 

Para começar com a recorrência na sua instituição de ensino, conte com o Portal de Boletos by Luna! Através do nosso software, você possui todos os meios de pagamento já utilizados e os novos em um único ambiente, possibilitando uma gestão perfeita do contas a receber, oferecendo um portal exclusivo para os seus clientes puxarem todas as cobranças de forma automática!

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e agende uma reunião!