Fale agora

controle do contas a receber

Como ter o controle de contas a receber?

Não há dúvidas que ter um bom controle financeiro da sua empresa é parte essencial do trabalho de um bom gestor financeiro. O Contas a pagar e receber precisam  estar alinhados para que sua empresa tenha um fluxo de caixa que consiga acompanhar o ritmo de crescimento da sua organização.

Porém, colocar esse plano na prática já não é algo assim tão fácil quanto na teoria.

Por este motivo, vamos te ajudar nesse processo! Veja algumas dicas de como ter um controle eficiente do contas a pagar!

 

Como ter o controle do contas a receber?

Para ter um controle eficiente do contas a receber não existe fórmula mágica, mas existem estratégias que as empresas precisam realizar sem um espaçamento tão grande que podem garantir uma saúde financeira adequada.

Então continue a leitura e anote as dicas que fazem sentido para a realidade da sua empresa.

 

1° Organização:

O primeiro passo para um controle adequado do contas a receber é a organização, indiscutivelmente.

Não há como ter um planejamento adequado e eficiente sem ter uma organização que te ajude a ter uma visibilidade real sobre os valores que precisam entrar e clientes inadimplentes.

Para uma organização eficiente, o ideal é que sua empresa utilize um sistema de gestão financeira, como o Portal de Boletos.

Desta forma, você centraliza todas as informações em um só lugar, reduzindo a possibilidade de falhas humanas ou de esquecimento de alguma cobrança.

 

2° Cobrança:

Trabalhar ativamente sua carteira de clientes inadimplentes é de extrema importância! Através desse trabalho você poderá recuperar certas quantias que deveriam ter entrado no seu fluxo de caixa e deixar a saúde da sua empresa ainda melhor.

Para ter uma cobrança de qualidade, recomendamos que leia nosso texto “Clientes inadimplentes: Como evitar a inadimplência na sua empresa?

 

3° Ajuste entre o contas a pagar e o contas a receber:

Por mais que o setor financeiro seja subdividido entre o contas a pagar e o contas a receber, é importante que haja uma sinergia entre esses departamentos, pois um depende do outro, tal qual a empresa depende do trabalho de ambos.

Por exemplo: Se o departamento de contas a pagar agenda os pagamentos mensais em uma data não programada antecipadamente com o contas a receber, a empresa corre o risco de realizar o pagamento e deixar o caixa da empresa no vermelho, ou pior, não ter dinheiro para honrar suas dívidas.

É através desta sinergia e trabalho em equipe que podemos ver uma boa gestão de contas.

 

4° Priorize o cliente que deseja pagar antecipado:

Priorizar o cliente que deseja pagar suas dívidas de forma antecipada, além de ser uma estratégia do setor financeiro, precisa estar alinhado com os outros setores da empresa, pois deve-se criar uma relação sólida com o mesmo, já que ele está beneficiando sua empresa.

Para isso, vocês podem dar algum tipo de desconto sobre o valor da compra dele ou um brinde, algo que de fato faça ele sentir que vale a pena fazer o pagamento adiantado.

 

5° Ofereça mais de uma forma de pagamento:

Uma estratégia que muitas empresas tem utilizado é a de oferecer mais de uma forma de pagamento para seus clientes.

Não limite sua empresa a receber apenas pelo boleto bancário, é necessário que vocês evoluam junto com os meios de pagamento disponíveis no mercado!

Por isto, não pense duas vezes em abrir a possibilidade de receber os valores em aberto através de cartão de crédito, PIX, transferência ou carteira digital.

Quando você disponibiliza mais formas de pagamento, você aumenta a possibilidade do cliente arrumar uma forma de honrar suas dívidas e sua empresa de receber o valor.

Nosso sistema de cobrança e de recebimento já está evoluindo junto com os meios de pagamento e já possibilita sua empresa de receber valores de diversas formas.

 

6° Calcule o valor médio da sua carteira de inadimplentes:

Para que sua empresa não seja pega desprevenida, é importante estipular um valor médio para sua carteira de inadimplentes.

Assim, é possível identificar se em algum mês vocês terão um valor a menos para pagar contas e realizar investimentos ou se acontecerá o contrário, em um mês vocês terão mais dinheiro para investir no negócio.

Além disso, através dessa visualização, você saberá quando criar uma estratégia para diminuir o valor inadimplente.

 

Gostou das dicas? Esperamos que elas possam fazer a diferença na sua organização! Não se esqueça que o Portal de Boletos também é seu aliado para um maior controle financeiro e na redução de inadimplentes.