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Como fazer a gestão financeira do contas a receber?

O departamento de contas a receber é um dos grandes pilares de qualquer organização, então devemos levar com total prioridade a gestão financeira dentro das tarefas diárias e estratégicas que esse setor financeiro possui.

Se sua empresa está com dificuldades de fazer uma boa organização ou precisa estruturar melhor quais atividades são prioritárias, essas dicas serão preciosas, continue a leitura!

 

Organização é fundamental para a gestão financeira!

Não existe a possibilidade de uma gestão financeira eficiente quando não há organização no departamento de contas a receber.

E quando falamos de organização, não estamos nos referindo apenas a organização visual, com documentos e dados importantes armazenados de forma correta, estamos também nos referindo a organização de processos, de hierarquias, de trabalhos operacionais e estratégicos com profissionais capacitados para cada uma das funções.

A existência de processos determinados e designados para cada parte do trabalho do contas a receber é fundamental para que esse trabalho tenha começo, meio e fim.

Então se a organização não é um ponto forte no seu setor, esse pode ser um bom jeito de começar a organizar as coisas.

Além disso, um profissional de gestão financeira entende a importância de dar atenção a cada cliente que possui valores em aberto, por este motivo, deixar de realizar alguma cobrança ou fazer uma cobrança indevida, pode gerar um ônus grande para a sua empresa, esteja atento também com a organização de informações e dados que são gerados para o seu setor.

 

Conhecer o seu cliente é a chave do sucesso!

Saber qual é o perfil dos seus clientes é uma das grandes chaves para que o setor de contas a receber tenha sucesso na execução de suas metas.

Entender quais são as formas de pagamento que o seu cliente tem preferência, e consequentemente realizar o pagamento mais rápido, em quais datas esses pagamentos ocorrem sem a necessidade de realizar uma cobrança efetiva, ou até mesmo, quais clientes pagam em dia suas dívidas e quais geralmente atrasam o pagamento.

Saber diferenciar sua carteira de clientes também é um ponto muito importante se sua empresa possui um número alto de clientes inadimplentes.

Para que você tenha acesso a todos esses dados, o ideal é que sua empresa utilize uma ferramenta ou uma solução que apoie o contas a receber.

Acessar o sistema para ter acesso às informações será mandatório para uma estratégia eficiente!

 

Realize cobranças de forma assídua, quando necessário.

Reduzir a inadimplência da empresa é um dos grandes desafios que o setor do contas a receber possui, saber calibrar o processo de cobrança, definir o espaçamento entre os lembretes e notificações, o tom que deve ser usado com o cliente e processos de renegociação são verdadeiramente grandes desafios.

Mas, apesar da dificuldade, é extremamente necessário que os gestores financeiros apoiem nessas demandas, pois é através desta carteira de clientes inadimplentes que a empresa tem a possibilidade de aumentar seu lucro e gerar mais fluxo de caixa para a empresa como um todo.

Uma dica importante para empresas que precisam melhorar seu fluxo de cobranças é apostar em ferramentas ou softwares que disponibilizam a automatização dessas notificações, com espaçamentos e conteúdos personalizáveis.

Se quiser entender mais sobre como melhorar seu processo de cobrança, recomendamos a leitura desse texto: Clientes inadimplentes: Como evitar a inadimplência?

 

Beneficie clientes que pagam adiantado!

Da mesma forma que sua equipe financeira precisa de um plano de ação e de recuperação de valores com os clientes inadimplentes, uma outra estratégia é beneficiar aqueles clientes que conseguem realizar o pagamento de suas dívidas de forma adiantada, ou seja, realizam o pagamento antes da data acordada.

Desta forma, você também prioriza aqueles clientes que auxiliam no seu fluxo de caixa, honram seus compromissos com sua empresa e conseguem através dessa estratégia, criar um relacionamento mais sólido e duradouro com essa valiosa carteira de clientes.

Parte da gestão financeira é também entender onde existem novas oportunidades de beneficiar bons clientes e trazer vantagens diferenciadas para o setor financeiro.

 

Ofereça diferentes formas de pagamento para incentivar a liquidação de dívidas.

Como já comentamos, uma boa gestão financeira deve entender o seu perfil de clientes e se ajustar para oferecer opções vantajosas para eles e para a sua empresa, mantendo um equilíbrio saudável nessa balança.

Sabemos que o boleto permanece sendo a opção mais utilizada pelos brasileiros na hora de realizar um pagamento, principalmente quando falamos de negócios B2B.

Mas, sua empresa também deve olhar adiante e se modernizar junto com o mercado de meios de pagamento, por este motivo, não deixe de apostar na diversificação de formas de pagamento que sua empresa pode oferecer.

O PIX está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, escrevemos um texto que vai te auxiliar a ter uma visão melhor sobre o assunto, clique aqui para conferir!

O cartão de crédito também permanece sendo um forte aliado do setor de contas a receber.

Então não tenha medo de explorar novas formas de recebimento, você auxilia sua empresa e incentiva seu cliente a realizar o pagamento da forma mais conveniente para ele!

 

Conclusão:

Entendemos que a gestão financeira pode e deve apoiar fortemente nas ações estratégicas do contas a receber, beneficiando o fluxo e a organização do trabalho dentro do departamento, utilizando softwares especializados para conhecer ainda mais o comportamento do seu cliente, realizando cobranças de forma efetiva e inteligente, beneficiando os clientes que pagam adiantado e melhoram o fluxo de caixa da sua empresa, além de diversificar as formas de pagamento oferecidas.

 

Para que tudo isso aconteça com perfeição, conte com o Portal de Boletos para te ajudar em cada um desses pontos! Fale agora com nossos consultores e agende já uma reunião!