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Cobrança Recorrente: Como rodar o pagamento por recorrência?

A recorrência como modelo de negócio tem sido cada vez mais frequente nas empresas, impulsionada pelas novas formas de pagamento e a facilitação que o digital trouxe, ela se mostra muito benéfica e estratégica para empresas de todos os segmentos.

Quer entender melhor como funciona a cobrança recorrente e como você pode implementá-la na sua empresa? Continue a leitura!

 

O que é Cobrança Recorrente?

Chamamos de cobrança recorrente o modelo de negócio que gera algum tipo de mensalidade ao cliente final, atualmente podemos encontrá-lo em planos, assinaturas, clubes de assinaturas e por aí vai.

É a entrega de produtos e serviços que não têm uma data limite para a sua finalização, seja com a entrega de produtos de forma semanal, por exemplo, ou com a utilização de algum espaço ou de algum serviço que está sendo oferecido.

O mais interessante do pagamento recorrente é que empresas de todos os segmentos podem utilizar esse modelo de negócio! Se a sua empresa faz a prestação de algum serviço, pode criar um plano específico para aqueles clientes que buscam acesso ao serviço ou a um atendimento diferenciado independente do horário.

Mas se sua empresa é uma varejista, uma opção é criar um clube de assinatura, onde seu cliente pode receber seus produtos com um espaço de tempo interessante. Hoje em dia, através da recorrência, seu cliente pode optar em receber os produtos semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, a forma como ele preferir e fizer sentido pra ele e para você!

Para termos uma ideia do poder da recorrência no mercado, a Visa divulgou uma pesquisa realizada na América Latina em 2021, estima-se que em 2025 a recorrência alcance um valor de mercado de 437 bilhões de dólares, com 3,6 bilhões de assinantes nos próximos 5 anos.

Além disso, através dessa mesma pesquisa, conseguimos identificar em quais segmentos o público mostrou uma melhor aderência à recorrência:

 

5 principais serviços de assinatura em 2021:

  • Streaming de vídeo
  • Música
  • Videogames
  • Serviços de delivery
  • Revistas e jornais

 

5 principais serviços de assinatura não relacionados ao entretenimento em 2021:

  • Serviços de Autocuidado
  • Marketplaces
  • Serviços de compra de alimentos e bebidas
  • Serviços de supermercados
  • Transporte

 

Esses dados são mais que o suficiente para nos provar que o modelo de recorrência é uma grande oportunidade para todas as empresas, certo?

Então vamos entender mais profundamente quais são os benefícios desse modelo para a sua empresa!

 

Quais são os benefícios das vendas recorrentes?

A recorrência auxilia diversas empresas de diferentes formas, tudo vai depender da forma como você vai implementá-la em sua empresa.

Mas, separamos os principais benefícios que ela agrega, independente do seu segmento, veja a seguir!

 

Fidelização de clientes

Tendo seu público alvo consumindo continuamente produtos ou serviços da sua empresa, você tem diferentes chances de conquistá-lo cada dia mais, é através dessa oportunidade que sua empresa pode fidelizá-lo.

Seja por comunicações que façam sentido para o seu produto, dicas de usabilidade, brindes diferentes, mostrando o valor da sua empresa e do seu produto e serviço, o relacionamento com esse cliente tende a ser mais próspero e contínuo.

 

Receita previsível

Um outro benefício muito interessante para as empresas é a possibilidade de receita previsível que a cobrança recorrente fornece, afinal de contas, essa mensalidade continuará entrando até o período de renovação, se houver, com o seu cliente.

Se o seu produto ou serviço realmente representar um diferenciador para o cliente final, com a sua empresa garantindo a entrega prometida e realizando um bom atendimento, dificilmente esse cliente terá motivos para o cancelamento, o que garante um valor fixo entrando para o seu caixa.

 

Redução da inadimplência

Com o valor da mensalidade gerada pela sua empresa sendo paga pelo seu cliente no espaço de tempo combinado, principalmente quando o cartão de crédito é utilizado para essa operação, a possibilidade da sua empresa acabar com uma carteira de clientes inadimplentes é pouco provável.

Por isso, a cobrança recorrente é uma forte aliada da sua empresa, para auxiliá-lo a diminuir principalmente e a prevenir a inadimplência.

 

Como implementar a recorrência na minha empresa?

A recorrência possibilita que você ofereça diferentes meios de pagamento para o seu cliente, vamos falar um pouco sobre cada uma!

 

Boleto bancário

O boleto bancário é uma das formas de pagamento favoritas no Brasil, isso porque ela possibilita que pessoas que não possuem contas bancárias ou que não possuem cartão tenham acesso a produtos e serviços. Desta forma, utilizar o boleto ainda é interessante para que seus produtos ou serviços sejam acessíveis às pessoas.

Mas infelizmente, o boleto ainda é a forma que mais demora para o valor cair na conta da empresa, levando em média 5 dias para isso acontecer, inclusive, possibilitando a desistência do cliente sobre o produto ou serviço oferecido.

 

Cartão de Crédito

O cartão de crédito oferece uma vantagem diferente do boleto, já que a cobrança é feita de forma automática, sem comprometer o limite do cartão do cliente final de uma vez só, o débito automático acontece através do pagamento online desse valor, e as cobranças podem ser mensais, semanais ou quinzenais, de acordo com o que foi estipulado entre a sua empresa e o cliente.

Com o pagamento online, seu cliente não precisa fazer nenhum esforço para esse pagamento ocorrer, já que, através de um sistema de pagamento, tudo é automatizado e seguro, gerando mais comodidade ao cliente e mais confiabilidade e segurança para a sua empresa de que aquele pagamento será realizado.

 

Utilize um sistema de cobrança recorrente!

Ao optar pelo modelo de negócio recorrente, sua empresa precisará de um sistema de cobranças adequado à esta modalidade! Invista em um sistema que possua integração com as principais adquirentes do mercado, facilitando a abrangência da sua recorrência.

A organização é fundamental para que sua estratégia dê certo, invista em um sistema que você consiga fazer o gerenciamento da captura desses pagamentos, conte com nossa solução para te ajudar nisso.

 

Fale agora mesmo com nossos consultores e vamos conversar!