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Clientes inadimplentes: Como evitar a inadimplência?

A inadimplência no contas a receber é sempre um tema latente nas empresas, a carteira de clientes inadimplentes pode ter grandes oscilações ao decorrer do ano, por este motivo, viemos compartilhar um manual de boas práticas para evitar essas situações e manter um relacionamento amigável com seus clientes!

 

O que são clientes inadimplentes?

Cliente inadimplente é aquele que não consegue honrar com suas obrigações financeiras com seus fornecedores.

Infelizmente esse é um assunto que sempre surgirá nas empresas, independente do seu porte, e que afeta principalmente a área de contas a receber das organizações.

Com isto posto, os gerentes financeiros ou gerente do setor de contas a receber precisam estar sempre procurando as melhores formas de minimizar esse problema, para que ele não afete de forma global a empresa e comprometa os resultados financeiros.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa e divulgada pelo portal Jornal Contábil, em 2021 tivemos um aumento de 0,5% no endividamento de empresas, que atingiram o número de 5,9 milhões de CNPJs devedores.

Como podemos ver, não estamos em um cenário favorável, muitas empresas não estão conseguindo honrar com seus compromissos financeiros. Então é essencial que sua empresa tenha um plano de ação eficaz para diminuir os impactos da inadimplência.

 

Por que uma empresa fica inadimplente?

Este é um ponto interessante para pensarmos a respeito. Da mesma forma que é possível encontrar características semelhantes, cada caso tem sua individualidade.

O importante é entendermos uma visão global do que leva as empresas a inadimplência para conseguirmos dados ricos sobre a carteira de clientes inadimplentes mas principalmente, é fundamental entender qual é o momento vivido pelo seu cliente, isso pode ajudar sua empresa em um processo de cobrança muito mais individualizado e eficaz!

 

Empresas novas:

As empresas novas podem ter um potencial maior de inadimplência quando comparadas a empresas com mais tempo no mercado. Isso acontece por falta de maturidade no mercado, falta de investidores ou até mesmo, de clientes.

 

Crise financeira:

Durante o ano ou derivados de situações políticas e econômicas, determinados setores tendem a sofrer mais com esses acontecimentos do que outros, é importante saber como lidar com essas empresas nessas situações onde foge do controle da empresa seu processo de produção, venda e lucro.

 

Má administração das finanças:

Uma má administração das finanças é um ponto chave para que uma empresa acabe entrando para a inadimplência.

E quando falamos sobre a má administração, não estamos nos referindo apenas a não ter dinheiro no caixa para realizar pagamentos, estamos falando sobre: organização das contas, administração do fluxo de caixa da empresa, colocando a data de recebimento de forma estratégica alinhada com as datas de pagamentos.

É sobre a administração inteira do setor financeiro.

 

Como evitar clientes inadimplentes na sua empresa?

Como pudemos observar, existem diversos fatores que podem levar seus clientes à inadimplência, sendo que grande parte, foge do seu controle auxiliar.

Porém, é preciso saber também que existem ações que a sua empresa e o seu departamento de contas a receber podem realizar para tentar minimizar esse problema na sua empresa.

 

Notificações recorrentes de cobranças

Você sabia que o esquecimento de realizar o pagamento em aberto com a sua empresa pode tornar seu cliente em um consumidor inadimplente?

Sabemos que esse esquecimento também está atrelado a falta de organização do seu cliente, mas também é necessário criarmos estratégias para que isso não afete os resultados da sua empresa!

Por este motivo, criar uma régua de cobrança, com notificações regulares é tão importante e pode trazer um resultado benéfico para sua carteira.

O ideal é que sua empresa notifique seu cliente no momento em que a cobrança é gerada, uma nova notificação também deve ser enviada quando essa cobrança está próxima ao vencimento e além disso, você também deve informa-lo quando essa cobrança já ultrapassou a data do vencimento, informando que ele já está inadimplente.

Fazer a cobrança de forma recorrente ao seu cliente garante que ele não esqueça de realizar os pagamentos pendentes com você!

 

Ofereça diferentes modalidades de pagamento

Quando você possui uma carteira de clientes inadimplentes é importante saber negociar esses pagamentos em aberto.

Por isso, recomendamos fortemente que você ofereça mais de uma modalidade de pagamento ao seu cliente, possibilitando mais opções para concluir esse recebimento.

Aqui no Portal de Boletos, você oferece ao seu cliente a opção de realizar o pagamento através do tradicional código de barras ou através do QR Code PIX.

Mas se ele não possui essa quantia disponível, também existe a possibilidade de ofertar o pagamento do boleto de forma parcelada.

Assim, mesmo que ele não tenha o valor total da dívida, ele conseguirá parcelar a quantia no cartão de crédito, mas você recebe o valor à vista!

A estratégia do pagamento parcelado é ótima para oferecer uma nova modalidade de pagamento aos seus clientes sem precisar dar algum tipo de desconto sobre o valor da nota em aberto, além de ter a certeza que sua empresa receberá o valor integralmente de forma rápida e simples.

 

Tenha organização e visibilidade sobre a sua carteira de clientes inadimplentes

Ter organização para entender sua carteira de inadimplentes é o principal fator que vai nortear as estratégias que devem ser tomadas.

Para isso, é importante centralizar em um único local os dados do contas a receber, isso pode ser feito (e é de fato nossa recomendação) através de um software que possua integração direta com o seu ERP, como o Portal de Boletos.

Através de relatórios automatizados, você consegue enriquecer cada vez mais os dados para compor o tipo de perfil de cliente inadimplente que sua empresa trabalha.

Automatizar o envio das notificações de cobrança, envio de segunda via atualizada, disponibilizar mais formas de pagamento aos clientes, tudo isso centralizado em um único local, uma única ferramenta.

Não tenha dúvidas, essa é a parte mais importante para ter sucesso no seu processo de cobrança!

 

Por isso, fale agora com nossos consultores e deixe sua empresa um passo a frente em tecnologia, automação e agilidade!