Boleto ou PIX? Entenda qual gera mais vantagens para sua empresa!

Boleto ou Pix? Entenda qual gera mais vantagens para sua empresa!

Desde o lançamento do PIX, muitos lugares têm questionado a permanência do boleto no mercado, mesmo ele ainda sendo a forma de pagamento mais utilizada por empresas B2B e B2C.

Afinal, o boleto bancário ainda continuará sendo utilizado? Será que o PIX conseguirá realmente ter uma aderência tão grande quando falamos de pagamento B2B? Fizemos um levantamento de dados baseado nesses questionamentos, assim você conseguirá ter uma visão clara e estratégica para implementar na sua empresa!

Para conseguirmos fazer um comparativo sobre o PIX e o boleto, é necessário entendermos os dados de usabilidade e movimentação que cada um oferece, bem como os benefícios e pontos não tão bons.

Vantagens oferecidas pelo PIX

Começando sobre o PIX, que teve sua data de estreia em Novembro de 2020 com o intuito de democratizar o acesso a meios de pagamentos eletrônicos.

Segundo o Banco Central, existem mais de 242 milhões de chaves registradas no PIX, sendo que 5,5 milhões destas são de empresas.

Agora neste mês de Abril, o PIX somou R$1,109 trilhões em 1,547 bilhões de transações, isso mostra sua potência e o quanto sua chegada causou uma revolução nos meios de pagamento.

O ponto importante que deve ser destacado é que o PIX permanece em fase de lançamento, isso significa que ainda podemos aguardar novidades e novas formas de utilização. Quando falamos sobre sua utilização pelas empresas, ainda existe o processo de verificação do pagamento pelo Contas a Receber.

Vantagens oferecidas pelo boleto bancário

Não é novidade quando falamos que o boleto permanece sendo a forma de utilização mais popular e abrangente no Brasil, justamente por ele ser um meio de pagamento especificamente utilizado em nosso país.

Segundo uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil em parceria com o Sebrae, ainda temos 75% dos consumidores escolhendo realizar o pagamento pelo boleto bancário, e não é difícil pensar nos motivos que levam este número ser alto, mas o principal motivo é a reputação e confiabilidade que o boleto já alcançou com consumidores brasileiros.

Segundo informações divulgadas pela FEBRABAN, temos um número de 3,6 Bilhões de boletos anualmente.

Além de todos os pontos positivos já citados, o boleto é o meio de pagamento que leva o maior número de informações ao pagador, fazendo com que esse pagamento seja claro e objetivo no momento da transferência de valores.

Porém, também é de conhecimento que o boleto é uma forma de pagamento que, comparada ao PIX, não ocorre instantaneamente, levando cerca de 2 a 3 dias para o reconhecimento do mesmo.

Como utilizar o Boleto com o PIX?

O PIX está revolucionando os meios de pagamento instantâneos, já o boleto bancário permanece sendo uma opção muito utilizada pela confiabilidade e reputação já inserida no dia a dia dos brasileiros, mas porque as empresas deveriam escolher entre utilizar um ou outro?

Aqui no Portal de Boletos nós acreditamos que através das evoluções tecnológicas e financeiras, as empresas precisam cada vez mais de um suporte ágil e eficaz que as auxiliem a oferecer o que há de mais inovador no mercado aos seus clientes.

Por isso, a criação do Boleto Híbrido se torna tão importante nos dias de hoje!

O Boleto Híbrido, ou Boleto PIX, é a junção de todas as vantagens oferecidas pelos dois meios de pagamento, através dele seu cliente tem a possibilidade de realizar o pagamento através do código de barras ou através do QR Code PIX.

Desta forma, ele tem o benefício de escolher a melhor opção de pagamento e oferece ao seu cliente liberdade de escolha.


Fala agora mesmo com um dos nossos especialistas e leve essa inovação para sua empresa!

Copyright 2021. Uma solução Finnet S/A.

Rua Pamplona, 145 - 1 andar