Como melhorar a taxa de inadimplência do Contas a Receber

Todos os administradores sabem que para uma empresa funcionar plenamente, tendo o crescimento como uma meta alcançável, é preciso que o fluxo de contas a receber esteja sempre em dia, mas quando dependemos do próximo (ou seja, nossos clientes) pode ser que isso não seja a realidade de todos os meses.

Mas afinal de contas, como podemos melhorar a taxa de inadimplência criada pelo cliente no Contas a Receber?

Separamos 4 pontos que vão te ajudar a criar a melhor estratégia para o seu departamento! Toda ajuda é bem vinda, né?

 

  • Agilidade

Vivemos em um mundo tecnológico, onde as coisas acontecem da forma mais rápida do que em qualquer outra época do mundo! Tendo isso em mente, é natural que nossos clientes queiram receber produtos e serviços, com a mesma rapidez em que eles já estão habituados. 

Sendo assim, entregar agilidade em todas as áreas da empresa, é mostrar ao cliente o quanto a empresa está inserida em um meio tecnológico, acompanhando os novos hábitos de consumo que a internet nos proporciona.

Isso também é esperado em um setor financeiro! Então quanto mais rápido entregamos uma forma de pagamento, o esperado é que mais rápido esse pagamento seja efetuado, principalmente levando em consideração a evolução que as instituições financeiras estão trazendo. Um exemplo claro dessa perspectiva é o PIX, que nos permite fazer transações de valores a qualquer momento, com atualização na hora.

 

  • Relacionamento

Estabelecer um relacionamento próximo e transparente com nossos clientes é uma construção muito importante, tendo em vista o objetivo dele ser longo e com muitos resultados benéficos tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Mas um relacionamento duradouro não começa de um dia para o outro, é necessário ganhar a confiança do cliente e mostrar que você é uma referência dentro do segmento da sua empresa.

Com a confiança conquistada, tanto você quanto o cliente conseguem abrir margens para concessões sobre valores, prazo de entrega e formas de pagamento. 

Essa também pode ser uma saída interessante para clientes mais antigos, que garantem grandes compras e principalmente, fidelidade à sua empresa e produto.

 

  • Facilidade

Há quem goste de um bom processo burocrático, mas definitivamente falando, não é a maioria das pessoas! 

Eles tendem a demorar mais tempo do que o esperado, tornando uma relação que era amigável e sólida, em uma troca de informações com muitas farpas pelo caminho.

Quanto mais uma empresa é vista como uma facilitadora da vida do cliente, mais essa empresa terá o carinho e a empatia dos seus clientes, tornando o processo de fidelização, algo muito mais natural e muito menos apelativo.

Levando tudo isso em conta, fazer o cliente entrar em contato, para receber uma segunda via de boleto, que pode demorar mais de 24h para estar no e-mail dele, é burocratizar um processo que pode acontecer de forma muito mais rápida com a nossa solução Portal de Boletos, garantindo sempre a maior facilidade e praticidade ao pagador!

 

  • Organização

Em um departamento com muita demanda, a organização é um pilar fundamental para garantir o funcionamento de todas as ações, seja do estratégico, tático ou operacional.

Isso na teoria é algo que parece até óbvio, né? Mas na prática é outra história… A organização envolve pessoas, tempo e gestão! 

Muitas empresas acabam recorrendo a muitas planilhas e principalmente muitas pessoas, em uma tentativa de organizar os fluxos de operação, mas esse processo não é garantido, pois é natural que pessoas errem, sem contar o custo que o departamento precisa arcar.

Um primeiro passo para uma organização que se mantenha a longo prazo é centralizar as informações em um só lugar. 

O segundo passo é automatizar os processos operacionais, com o objetivo de diminuir erros humanos e principalmente, realizá-los em menos tempo.

O terceiro passo é garantir que os profissionais do departamento consigam ter mais tempo pensando em ações estratégicas, com resultados a curto, médio e longo prazo, do que realizando atividades operacionais que hoje podem ser realizadas através de plataformas, como nossa solução Portal de Boletos.

 

Gostou da nossa visão e dicas? Quer aplicá-las em sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e vamos conversar sobre o Portal de Boletos! 

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